quarta-feira, 25 de maio de 2011

Altimetria da Meia e Maratona de Assunção

Hoje recebi do pessoal do Marathonclub de Assunção a altimetria da Meia e da Maratona de Assunçao dia 7/8/2011. Acabei ficando preocupado pois quando fiz minha inscrição a impressão que tinha é que a prova teria uma altimetria bem plana o que pelo quadro abaixo não correspondeu as minhas expectativas. Agora não tem mais jeito, o negocio é treinar e encarar as pirambeiras.

Corrida Homem do Fogo - Corrida dos Bombeiros Cuiaba 2011

Estão abertas até o dia 17 de junho as inscrições para a 26ª edição da Corrida Homens do Fogo realizada pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso e que esse ano acontece no dia 26 de junho. Os interessados podem se inscrever gratuitamente das 8h às 12h e das 14h às 18h em sete pontos distribuídos na grande Cuiabá. Os menores de idade, entre 16 e 18 anos deverão ter a autorização dos pais ou responsáveis.

Os interessados em se inscrever deverão procurar o Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros, na rua Coronel Benedito Leite, 401, Cuiabá; no 1º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado na avenida Agrícola Paes de Barros, bairro Verdão, em Cuiabá; no 2º Batalhão de Bombeiros Militar, localizado na avenida Castelo Branco, 1600, bairro Água Limpa, em Várzea Grande; na Secretaria Municipal de Esportes e Cidadania de Cuiabá, situada à rua Comandante Costa, 1554, Centro Sul; na Federação de Atletismo de Mato Grosso, localizada na avenida Fernando Corrêa da Costa, s/n, campus da UFMT, Ginásio de Esportes; na Secretaria Estadual de Esportes e Lazer, na avenida Agrícola Paes de Barros, s/n, Ginásio Aecim Tocantins, bairro Verdão, em Cuiabá, e no prédio do Ganha Tempo, na Praça Ipiranga, região central da Capital.
fonte: http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/9/materia/276458

terça-feira, 24 de maio de 2011

10 erros comuns antes e durante uma prova

Estou aqui reproduzindo um artigo do Tomaz Lourenço , editor da Revista Contra Relogio, da Edição 185 de fevereiro de 2009. Por ser uma pessoa com experiencia, acho que as orientações dele são muito validas.Leiam abaixo as dicas dele:
                        Já corri dezenas de maratonas e meias, mais de uma centena de provas com menor distância, além de algumas ultras, de 50 a 89 km. Por isso, me considero bastante experiente, já tendo presenciado situações das mais diversas nas corridas, entre elas muitos erros de corredores, especialmente os mais novatos, mas também de gente bastante rodada. Com o intuito de ajudar os leitores para que problemas sejam os menores possíveis durante as competições (e até em treinos), apresento, a seguir, uma lista de 10 situações que devem ser evitadas ou devidamente corrigidas, nos dias que antecedem uma prova e no próprio dia, assim como outras 10 no transcorrer da competição. Mas deve haver outras atitudes que corredores igualmente experientes possam e queiram destacar e por essa razão a revista fica, desde já, aberta a observações dos leitores nesse sentido, e que se prontifiquem a enviá-las (por email) para a CR.

ANTES
1) NÃO PROCURAR SE INFORMAR SOBRE A CORRIDA. Ao contrário de anos atrás, quando se ia para uma prova sem muitas informações, e as surpresas aconteciam, atualmente o corredor tem facilidade para saber sobre os eventos, através de publicações e pelos inúmeros sites voltados ao segmento. A CR procura cumprir esse papel e está sempre disponível para esclarecer dúvidas sobre provas não apenas no Brasil, como também do exterior.

2) NÃO DESCANSAR O SUFICIENTE NA SEMANA. Apesar de existir toda uma teoria sobre treinamento, envolvendo várias fases de preparação, na prática sabe-se que a maioria dos corredores não realiza um planejamento de médio e longo prazo, com exceção, talvez, quando se tem em vista uma maratona ou um evento semelhante. Dessa forma, se a prova é de 10 km ou uma meia-maratona, o que se faz é realizar treinos mais rápidos e mais curtos ou um pouco mais longos e não tão fortes, para essas duas situações citadas como exemplo. Não é nada "científica" tal preparação, mas é corriqueira, porque acaba funcionando de alguma forma. Só que muitos costumam manter ou até intensificar os treinos na semana da prova, para não perder condicionamento, o que geralmente é um erro, pois se vai chegar na competição não devidamente descansado. Uma regra que os mais experientes logo constatam é a seguinte: treinos excelentes durante a semana, prova ruim no fim de semana. Portanto, para a próxima competição, opte por fazer a última semana leve, mesmo porque está provado que não se perde condicionamento em alguns poucos dias de descanso.

3) FAZER UM CAFÉ DA MANHÃ DIFERENTE DO HABITUAL. Esta recomendação está em todos os lugares e já é um lugar comum. Mas ao contrário de outras que vem sendo contestadas ou colocadas em dúvida (pela Contra-Relógio), como a necessidade de alongamento imediatamente antes de começar a correr ou a recomendação para se beber um copo d´água a cada 20 minutos, esta continua valendo e deve ser seguida, para que não se tenha surpresa antes da largada ou durante a prova. Com o agravante que banheiros costumam estar sempre cheios na área da concentração e raramente são encontrados no percurso...

4) USAR ROUPA OU TÊNIS NOVO. Outro alerta que se lê em todos os sites, revistas etc, mas curiosamente não costuma ser levado em conta por grande parte dos corredores, seja porque o desejo de estrear algo novo bate mais forte, ou porque não se considera tal recomendação como muito importante. É verdade que hoje em dia a vestimenta para a prática da corrida é algo especializado para dar o maior conforto possível ao esportista, assim como os tênis parecem que já vem "pré-amaciados", tal a qualidade que apresentam. Mas, mesmo assim, não vale a pena correr o risco de sofrer um incômodo durante a prova, por conta da roupa ou do calçado, recomendação válida especialmente para as mais longas, onde o problema tem mais chance de aparecer.

5) IR PARA A PROVA, COM POUCA ANTECEDÊNCIA E NÃO SABENDO PRECISAMENTE O LOCAL. Em várias cidades os participantes já conhecem bem onde as corridas costumam acontecer, mas não se pode esquecer que mudanças de trânsito, até por conta do evento, são sempre possíveis de ocorrer, daí este alerta, que merece especial atenção quando se trata de provas em outras cidades. Só quem já chegou atrasado para uma largada sabe o quanto é desagradável. Efetivamente, não é uma experiência que valha a pena passar.

6) NÃO PASSAR VASELINA. OUTRA RECOMENDAÇÃO CONHECIDA E MUITAS VEZES ESQUECIDA. Ela é indicada notadamente para os dias mais frios, para os corredores mais pesados e quando da participação em percursos longos. Além dos mamilos, sugere-se passar vaselina também entre coxas e na parte genital. Alguns gostam de usar o produto nos pés, igualmente para evitar assaduras, mas é necessário atenção para não exagerar, para que os pés não fiquem "dançando" na meia/tênis.

7) ALONGAR POR MUITO TEMPO. Este hábito já está arraigado entre inúmeros corredores, ainda mais que várias são as provas que fazem uma seção de alongamento pouco antes do tiro de largada. Como a revista mostrou em edições anteriores, esse "puxa-estica" imediatamente antes de começar a correr não traz qualquer ajuda (para evitar lesões ou para correr melhor) e pode até prejudicar a performance. O indicado é que se faça um simples aquecimento, através de trote, ou que se comece sem forçar, para ir acostumando a musculatura.

8) FICAR BEBENDO BASTANTE LÍQUIDO ANTES DA LARGADA. Da mesma forma que os alongamentos antes do começo de uma corrida, a falta do que fazer leva muita gente a ocupar o tempo ingerindo líquidos, para começar a prova "bem hidratado". O problema é que as pessoas exageram, e o resultado é a necessidade de parar no percurso, mesmo que a distância seja de apenas 10 km, para urinar. Antigamente acontecia de algumas corridas não garantirem um bom abastecimento durante o trajeto, mas agora o que se vê é até o contrário, com inúmeros postos de água e isotônico, daí não ter muito sentido essa preocupação com a hidratação prévia.

9) ESQUECER DE AMARRAR FIRME O TÊNIS. Naturalmente que todo mundo sabe da importância de amarrar bem o tênis, ainda mais que se precisa prender o chip. Acontece que mesmo quando essa operação é feita com cuidado, os cadarços podem se soltar durante a competição, atrapalhando o corredor e o fazendo perder algum tempo. Isto acontece especialmente quando está chovendo ou quando se transpira muito (ou se joga bastante água no corpo), fazendo com que os cadarços se amoleçam e soltem. A solução é muito simples: basta dar um nó no cadarço, após o laço. Também existe um dispositivo para prender firme o laço, enquanto alguns preferem colocar para dentro do tênis os cadarços.

10) SE POSICIONAR O MAIS NA FRENTE POSSÍVEL. É lógico que todo mundo quer sair perto da linha de largada, para não perder tempo no momento em que o congestionamento é maior, como acontece cada vez mais em nossas corridas, especialmente as nas grandes cidades. Só que esse empenho para se posicionar na frente acaba sendo pouco producente e até perigoso, a não ser que você seja efetivamente um corredor rápido. O tempo que se perde nas largadas costuma ser inexpressivo e, além disso, as provas costumam considerar os tempos líquidos, contados apenas a partir do momento em que a pessoa passa pelo tapete da largada. E a saída entre os mais rápidos, pode acarretar uma queda e muito provavelmente alguns xingamentos ou empurrões, por estar atrapalhando os demais.

DURANTE
1) COMEÇAR A PROVA MUITO FORTE. Este aspecto por vezes está relacionado ao 10º quesito da primeira parte da matéria, ou seja, muita gente larga em ritmo acelerado por ter se posicionado na frente e, com medo de ser atropelado, faz os primeiros metros "voando", mas logo cansa. Mesmo para quem corre em bom ritmo, mas não é um atleta de elite, o recomendável é sair sem forçar demais, achando sua velocidade ideal logo depois e até guardando um pouco para a parte final da competição, para uma chegada triunfante.

2) ESTABELECER UM DETERMINADO RITMO RÍGIDO. Conversa comum antes de largadas é sobre o ritmo que cada um pretende fazer. É algo até razoável tal previsão ou aspiração, mas ela precisa ser devidamente considerada, para não acabar prejudicando o resultado final do corredor, para mais ou para menos. Vamos explicar! Ao se entrar numa prova com o objetivo de fazê-la em tantos minutos por quilômetro, checando no relógio cada passagem de km, acaba se ficando escravo do ritmo, mas pode-se estar num dia ruim (cansado por alguma razão) ou a prova não estar oferecendo boas condições pelo percurso ruim ou alta temperatura. Dessa forma, não será possível cumprir o ritmo almejado e assim deve-se encarar a situação, correndo-se na velocidade "possível" naquele dia. O contrário também acontece, ou seja, começa-se a prova em determinado ritmo, mas se constata que está sobrando energia (pelas razões inversas anteriormente apresentadas) e então é o caso de esquecer o tempo previsto (e as recomendações do treinador) e correr como o corpo está aceitando e pedindo no momento, quem sabe até para conseguir o recorde pessoal na distância.

3) ERROS AO PEGAR E TOMAR ÁGUA. A questão do abastecimento parece algo simples e efetivamente é, mas os iniciantes por vezes se atrapalham. A começar pela procura logo da primeira bancada de água, sempre a mais congestionada, quando normalmente muitas outras estão pela frente. E depois de pegar o copo a recomendação é se afastar do local, para facilitar para os outros e não se chocar com os mais (ou tão) afoitos. Outra recomendação é quanto à forma de beber a água do copo. Muitos ainda abrem completamente o lacre e ao tentarem beber, além de desperdiçarem boa parte, acabam se engasgando. O correto é fazer um furo na tampa, com o dedo, e ir tomando de golinhos. E nem precisa tomar tudo, podendo o restante ser jogado na cabeça, para refrescar.

4) FICAR CORRENDO EM ZIGUE-ZAGUE. Esta recomendação é óbvia, uma vez que qualquer pessoa sabe que o mais lógico é o corredor não sair de seu caminho, desviando para um lado ou outro, porque acaba cortando a frente dos outros, com risco de quedas, além de prejudicar seu próprio rendimento, uma vez que acabará fazendo uma distância superior à aferida pelo evento. Apesar disso, alguns fazem essa "operação", quando da proximidade de postos de abastecimento, ou para conversar com um amigo, ou para ser fotografado, ou para sair na TV...

5) NÃO PROCURAR TANGENCIAR AS CURVAS. Aqui a questão é técnica e se resume a alertar para que a pessoa corra a distância efetivamente medida, resultado de uma aferição feita por pessoal gabaritado e que realiza o melhor tangenciamento possível das curvas, com o objetivo de procurar encontrar a menor distância. Ou seja, quem corre certo, completa o mesmo trajeto do medidor, enquanto os outros fazem alguns metros mais.

6) LEVAR GEL PARA UMA PROVA DE 10 KM. Citamos o gel de carboidrato, mas pode ser um outro suplemento qualquer. Efetivamente em eventos de curta distância não é necessária qualquer suplementação, para repor a energia perdida, bastando água e eventualmente o isotônico fornecido pela organização. Mesmo porque a absorção por parte do organismo demora algum tempo, daí tal ingestão não fazer qualquer diferença.

7) NÃO PARAR OU REDUZIR AO SENTIR MAL ESTAR. Correr significa se esforçar para vencer determinada distância e mesmo que não se trate de uma pessoa competitiva, algum empenho sempre será necessário. Isso poderá significar algum sofrimento durante a competição, mas deve-se separar bem o que são dores musculares ou o cansaço natural, de um mal estar repentino, como tontura, dor no peito, vontade de vomitar. Nestes casos, não se deve titubear: é parar e ir caminhando, ou pelo menos reduzir o ritmo. Se tudo voltar ao normal, a corrida continua, caso contrário procurar ajuda médica o quanto antes.

8) NÃO RELAXAR OMBROS E BRAÇOS. Pode parecer bobagem esta recomendação, na medida em que o que manda numa corrida são as pernas (e os pulmões). Mas correr muito tenso é prejudicial para o rendimento do atleta, daí se indicar que de tempos em tempos o corredor procure dar uma relaxada nos ombros e braços, e também não fique olhando fixo para frente, mas aproveitando para trocar idéias com alguém ao lado, vendo a paisagem, brincando com a platéia (quando existe...).

9) ALONGAR QUANDO SURGEM CÂIBRAS. O tema não tem unanimidade, até pelo contrário, com muita gente recomendando que se alongue quando as câibras aparecerem durante uma competição. Mas fisiologistas e fisioterapeutas comentam que tal atitude nada ou pouco ajuda, sendo mais producente simplesmente procurar caminhar até as contrações pararem ou diminuírem. Melhor ainda se a pessoa conseguir aplicar gelo no local.

10) ACABAR A PROVA, PARAR E ALONGAR. Assim como antes de começar a correr se sugere um prévio aquecimento, para depois também se indica um desaquecimento, que pode se dar através de caminhada ou mesmo um trote. Nada de parar imediatamente e começar a alongar. Esta atitude é perigosa para o sistema cardiorrespiratório porque o coração, que vinha trabalhando em ritmo acelerado, não muda automaticamente de ritmo ao se terminar a prova e, dessa forma, acaba bombeando mais sangue do que o corpo passa a necessitar. E alongar com o corpo muito quente pode levar a um esticamento exagerado das fibras musculares, com risco até de rompimento. Portanto, deixe o alongamento para depois de caminhar por uns tempos e se hidratar

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Corridas em Cuiaba no mês de agosto 2011

Ontem fui informado pelo Cel Celso que a Corrida do Homem do Mato esta confirmada para agosto, com isso em agosto teremos

14/08/2011 - Corrida do SESC - seletiva para a São Silvestre(15km)

21/08/2011 - Corrida Homem do Mato - sentido Porto - CPA(10km)

domingo, 22 de maio de 2011

Corrida 13 Brigada Cuiaba - MT 2011

Hoje corremos a tradicional corrida da 13 Brigada Inf. Motorizada daqui de Cuiaba. Infelizmente os erros repetiram-se, ou seja, novamente a saida que era para ser as 8 hs acabou saindo as 8:30, com temperatura aos redor dos 28ºC. O trajeto apresenta 2 trechos de subida forte, um na ida e outro no retorno. A corrida que era para ser de 10k , no meu relogio ficou em 9,68k, apesar disso fiquei muito satisfeito com meu tempo(48m18s) o que com certeza daria um sub 50 nos 10k, que é o que eu estava programado mas o principal foi que cheguei bem inteiro o que me deixou muito satisfeito para  a minha programação de fazer as minhas duas meias, em 17 de julho(Rio de Janeiro) e 7 de agosto(Assunção), em um tempo abaixo de 1h50m. Agora manter os treinos e ver o que vai dar.
Trajeto:
http://connect.garmin.com/activity/embed/87261177

Algumas fotos:


       Amigo Jean e sua namora antes da saida, depois ele disparou e nao o vi mais
 Visão geral do pessoal pegando os Kit antes da prova

sexta-feira, 20 de maio de 2011

III Corrida Sen. Jonas Pinheiro 2011 - Santo Antonio de Leverger

A drogaria Leverger promove a III Corrida Sen. Jonas Pinheiro 2011.


A corrida acontecerá no dia 12 de junho de 2011, com percurso de 08 km, saindo do portal de entrada da cidade de Santo Antônio do Leverger (localizada a 27km de Cuiaba), indo até a prefeitura da cidade.

Haverá premiação em troféus para os tres primeiros colocados no geral e para os tres primeiros moradores da cidade, masculinos e feminino, além de prêmios para a faixa etária e sorteio de brindes.

As inscrições quando abertas, serão feitas gratuitamente na Drogaria Leverger e on line pelo site: http://www.mtfitrun.com.br/ .

fonte: http://www.mtfitrun.com.br/

quarta-feira, 18 de maio de 2011

3ª Volta das Nações - Campo Grande/MS

   Fiems e TV Morena lançam nesta terça-feira a Volta das Nações 2011

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o gerente-executivo da TV Morena, Nicomedes Silva Filho, lançam, nesta terça-feira (10/05), às 17h30, no 5º andar do Edifício Casa da Indústria, a 3ª Meia-Maratona Internacional do Pantanal Volta das Nações, que neste ano será realizada no dia 9 de outubro como parte das comemorações pela criação de Mato Grosso do Sul.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Programa para ajudar na perde de peso - MYFITNESSPAL

Lendo na net sobre programas de reeducação alimentar, vi um programa que parece ser interessante para quem precisa perder uma quantidade de peso. Como todo programa de reeducação alimentar é necessario uma grande vontade e participação ativa da pessoa que se propoe alem de uma atividade física regular e principalmente da disposição de se fazer uma mudança de hábitos de vida. Quem tiver interesse entre no link abaixo, de uma olhada na explicação e se quiser baixe o programa.

http://www.baixaki.com.br/download/Myfitnesspal.htm

domingo, 15 de maio de 2011

2ªCorrida Cidade de Varzea Grande

Apesar do desrespeito com os participantes da corrida uma vez que a saida acabou sendo as 8:45hs, o que é um absurdo para uma cidade como a nossa que neste horario tem um temperatura de 30º , sol a pino e tempo seco. Deixando isto de lado o lado da corrida foi bem gostoso, encontramos nossos amigos da Equipe Pantanal Runners e conseguimos fechar os 10k em 50.07, coseguindo baixar um pouco em relação ao ano passado, mas infelizmente não deu para o sub 50 que estava querendo, quem sabe no proximo domingo na corrida do 13 BIM. Abaixo algumas fotos da corrida.
Trajeto:
http://connect.garmin.com/activity/embed/85885952

Abaixo algumas fotos da corrida:

Aqui eu de boné verde e os amigos

Visão geral dos competidores

Alzira relaxando no gelo apos a prova

Amigo Victor Hugo fazendo o ultimo treino para a Maratona de Porto Alegre no proximo final de semana

quinta-feira, 12 de maio de 2011

KT Tape

Vendo em um blog de uma amigo daqui da net, ele mostra este artigo interessante, principalmente por ser uma pessoa séria, por isso acho uma informação interessante. Abaixo reproduzo o que esta no blog dele:


Todos que adoram correr, como eu, e que um dia tiveram uma das "big five" tradicionais lesões dos corredores (tendinite de Aquiles, síndrome do trato íleo-tibial, canelite, fasceíte plantar e síndrome patelo femoral) sabe o quanto é ruim ficar sem correr. No início deste ano tive uma fasceíte plantar e praticamente parei de treinar em fevereiro com o intuito de aumentar a velocidade de recuperação. Tentei os já óbvios tratamentos (gelo, repouso, alongamento, antiinflamatório) e até comprei e usei a meia de Strassburg (com alguma melhora). Mas um dia, manuseando umas bugigangas que recebera em uma das maratonas, achei uma amostra grátis de um negócio chamado KT Tape. São umas fitas elásticas que colam na pele e que ajudam a manter alongadas determinadas partes do corpo lesionadas. Vinha com umas fotos ensinando como colocar corretamente em cada tipo de lesão, inclusive na fasceíte plantar. No desespero total causado pela deficiência de endofirna pela redução na frequência e duração dos treinos, resolvi tentar antes de apelar para forças extra-naturais. E não é que deu certo! KT siginifica kinesiologia (cinesiologia - estudo dos movimentos) terapêutica, ou seja terapia através dos estudos dos movimentos e o racional dela é avaliar os movimentos que pioram a lesão e usar a fita naquele local para minimizar o movimento e permitir recuperação mais rápida. No caso da fasceíte plantar, o movimento de extensão e encurtamento da fáscia plantar dificulta a recuperacção. Logo, usando duas KT fitas, alonga-se a fáscia e cola a fita na planta do pé nesta posição e depois, com outra fita, alonga a fáscia novamente perpendicularmente à primeira fita. Pode ficar até 5 dias com as fitas, pode molhar e treinar. Não achei para comprar aqui no Brasil e aproveitei um aluno meu que estava nos USA, comprei pela Amazon (U$ 11,00 o rolo) colocando o endereço do hotel dele para ser entregue. Isso melhorou a lesão e me permitiu retornar aos treinos regulares e já vou correr minha segunda maratona do ano em breve. Obviamente não espero que ninguém precise usar, mas se alguma lesão acontecer ou se você quiser conhecer mais, acessa este site http://www.kttape.com/ . Aliás, no jogo do Santos contra o SP pela final do campeonato paulista, Neymar estava com uma KT tape no braço.
Fonte: http://maratonany.blogspot.com/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Corrida 13ª Brigada Infantaria Motorizada / Cuiaba - MT

Segundo o personal Trainner Prof Valdecarlos, no domingo dia 22 de maio teremos a Corrida Anual da 13ª Brigada, que este ano diferente dos anos anteriores sera no mesmo trajeto em que foi realizado a Corrida Senhor Bom Jesus de Cuiaba, ou seja, um percurso de 10 km saindo da Praça do Chopão, descendo a Isaac Póvaas, subindo a Prainha e a Av do CPA até o Supermercado Comper e retornando pela Av do CPA até a AV Mato Grosso, depois a Presidente Marques , chegando novamento na Praça do Chopão. Este percuros é um pouco pesado mas muito gostoso de se correr.
Parece que estão fazendo as inscrições no Pq Mãe Bonifácia, nao sei se estao fazendo na Brigada tambem, se tiver novas informações eu aviso.

domingo, 8 de maio de 2011

2ª Corrida Cidade de Varzea Grande


Para aqueles que ainda não fizeram a inscrição para a corrida, podem fazer nos endereços abaixo:
Terminal André Maggi - a Subprefeitura do bairro Cristo Rei - SESI Cristo Rei – e Secretaria de Esporte e Lazer, localizada na Av. João Ponce de Arruda, em frente ao Aeroporto. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone 3688-3808.
Podem ser feitas tambem pelo site http://www.mtfitrun.com.br/ com o prof.Valdecarlos.
Participei da corrida no ano passado e ela tem um percurso de 10km sendo que tem uma subida de 1km em torno do km3 mas o resto é relativa plana e gostosa de se fazer.
A todos que forem participar uma boa prova e até domingo, depois da prova dou novas noticias de como foi.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ciclo Menstrual e Treinamento de Corrida

Por ser ginecologista e corredor amador, artigos que tenham este foco sempre me interessam, conheci este artigo atravéz do twitter e achei interessante para as pessoas que tenham interesse no assunto.
O artigo foi copiado do endereço: http://www.corredortrainer.com.br/ciclo-menstrual-e-o-treinamento-de-corrida/ sendo que os créditos da materia são dos seus escritores , eu apenas estou reproduzindo-o.

    Conheças as interferências do ciclo menstrual no treinamento de corrida

A decisão de adequar o treinamento ao ciclo menstrual depende da fisiologia e dos objetivos de performance de cada corredora
É comum em mulheres que correm a dúvida sobre como adequar as fases do ciclo da menstruação ao seu programa de treinamento. Embora muitas sintam um desconforto maior durante os dias mais críticos da menstruação e experimentem uma queda no rendimento, nem sempre é preciso deixar de treinar por conta disso. Nesta edição, você irá entender como o seu corpo reage às variações hormonais e o que fazer para amenizar os efeitos da TPM (tensão pré-menstrual).
Pesquisa
Uma extensa revisão da literatura médica feita pelo cientista Janse de Jonge, da Universidade de Sydney (Austrália), em 2003, concluiu que as fases do ciclo menstrual não afetam a performance em atividades que têm predomínio do metabolismo anaeróbio, como as que exigem força muscular ou são de curta duração. Porém, naquelas de longa duração, com prevalência do metabolismo aeróbio, como a corrida, há um aumento da sobrecarga cardiovascular na fase luteal, e a mulher pode sentir-se mais cansada do que o normal. Principalmente, aliás, se a atividade for realizada em ambiente quente e úmido, o que exige uma redução na intensidade dos treinos.
Alguns estudos apontaram também um aumento da frequência cardíaca e na percepção do esforço quando a atividade é realizada em intensidade submáxima (cerca de 65% a 70% do VO2max) nesse período. A alteração dessas variáveis pode ocasionar redução daperformance em atividades de longa duração, mas ainda faltam dados para comprovar a relação direta entre a fase do ciclo menstrual e a performance.

Temperatura
Outra área é a termorregulação da mulher nas diferentes etapas do ciclo. Durante a fase luteal, há um aumento da temperatura corporal em torno de 0.3ºC em repouso. Quando o exercício é realizado em altas temperaturas, o aumento externo, adicionado ao acréscimo na temperatura interna da mulher, pode vir a prejudicar a termorregulação em atividades de longa duração, mas ainda faltam estudos mais conclusivos.
“Baseado nessa avaliação, conclui-se que algumas mulheres talvez devessem ajustar o calendário de provas ao seu ciclo, evitando competir na fase luteal especificamente se a prova for realizada nessas condições”, diz a fisiologista Liane Beretta.

As fases do ciclo menstrual
Ovulatória – dura cerca de 16 a 32 horas, a partir da ovulação, marcando o período fértil e o aumento no nível de estrógeno e de androgênio (aumento da libido).

Luteal – inicia-se após a ovulação, por volta do 15º dia, e vai até o primeiro dia da menstruação – um período de cerca de duas semanas. O nível de estrógeno cai e o de progesterona aumenta, encerrando o período fértil e promovendo alterações no corpo e no humor da mulher que dão origem a TPM – com duração de alguns dias antes da nova menstruação.

Folicular – vai do início da menstruação até a nova ovulação – duração de 12 a 13 dias – e é caracterizada pela produção dos hormônios folículo estimulante (FSH) e luteinizante (LH), no cérebro. Após a menstruação, é o momento que a mulher se sente mais bem disposta.
Enfrentando a TPM

A fase luteal é extensa e compreende o período da tensão pré-menstrual, que pode ser mais crítico para algumas mulheres pelos sintomas que envolvem: dores de cabeça, nas costas e nas mamas; náusea; cólicas; inchaço; irritabilidade e ansiedade; menor disposição física.
Uma rotina de exercícios e uma alimentação adequada (veja quadro ao lado) ajudam a diminuir todo esse desconforto, e a atividade física moderada é indicada como tratamento para cerca de 20% dos casos.

Aliados na Mesa
Uma alimentação balanceada pode amenizar o sofrimento. “Uma pequena porção de carboidratos ricos em amido, a cada três horas ou pelo menos antes de dormir e ao acordar, ajuda a combater os sintomas da TPM”, indica a nutricionista Heloísa Guarita. Da mesma forma, alimentos ricos em manganês, como ajudam a prevenir as perdas menstruais intensas, o que acontece quando o fl uxo é muito forte ou anormal. Evite café, chá preto, chá mate, guaraná e chocolate pelo efeito contrário, de intensificação dos sintomas, pela sua ação estimulante.

Alimentos aliados durante os períodos pré-menstrual e da menstruação:
Vitamina B6 – Contra enjôo, cefaleia e irritabilidade. Fontes: arroz integral, germe de trigo, aveia, amendoim, nozes, batata, banana, salmão, atum, fígado de boi.
Vitamina E – Evita cefaleia, dores nas mamas e cólicas. Fontes: cereais integrais, noz, castanhas, azeite de oliva, azeitona, óleo de soja e de girassol, milho, gema de ovo, agrião.
Cálcio – Alivia cólicas, dor nas costas e nervosismo porque diminui a contração muscular dolorosa do útero e a retenção de líquidos. Fontes: leite e derivados, vegetais e folhas verde escuro, couve e brócolis.
Magnésio – Tem função complementar às funções do cálcio, portanto pode diminuir dores na intensidade de contração dos músculos. Fontes: folhas verdes escuras.
Ácidos graxos – Reduz irritabilidade e dores nas mamas. Fontes: óleos de peixe marinho e frutos do mar, salmão e atum.

Os vilões:
Café e guaraná – A cafeína pode causar insônia, cefaleia e irritabilidade. O café parece aumentar a permeabilidade ao cálcio, que se torna indisponível ao processo de contração, podendo provocar câimbras.
Chá preto – atua no aparelho digestivo provocando obstipação.
Chá mate – tem ação estimulante sobre o sistema nervoso, mas não é tão forte quanto o chá preto e o café; o chimarrão é estimulante.
Chocolate – tem função semelhante ao café e o chá.

Por Rodrigo Gerhardt

domingo, 1 de maio de 2011

16 Volta Ilha

Esta semana terminanos a nossa terceira participação na Volta a Ilha. Participamos com uma Equipe de 7 pessoas(Eu, Alzira, Eloar, Paulo Pucherio, Renato Prezotto, Roque e o Victor Hugo). O tempo este ano ajudou e tivemos sol quase o percurso todo, so no final do dia e que teve uma chuvinha que acabou na hora da chegada, depois de 2 anos com chuva.
Tivemos o nosso melhor tempo que foi de 12hs38min.
Abaixo alguns momentos: