quarta-feira, 27 de julho de 2011

Corrida SESI 2011

Recebi ontem uma mensagem no meu Twitter do pessoal do Sesi informando que a corrida foi transferida novamente, do mes de agosto para outubro, so nao informaram a data, qdo souber eu informo aqui.
É uma corrida de 15km que serve de seletiva para a São Silvestre, pois o SESI banca os vencedores no masculino e feminino para participarem da prova em SP. O percurso é bem pesado mas bem gostoso de se fazer, pena que este ano em outubro deveremos sofrer com o calor e a baixa umidade normal nesta epoca do ano aqui em Cuiaba, e como a corrida começa as 8 hs realmente é muito desgastante, mas fazer o que, os organizadores daqui de Cuiaba ainda não se conscientizaram do risco que impoem aos participantes das corridas de rua, colocar as pessoas para correr com temperaturas de 30 a 35 graus e umidades em torno de 30 % e as vezes menores, como devera ser em outubro, um mes extremamente seco por natureza.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Otimismo diminui risco de AVC

Tive acesso a este artigo cientifico e achei interessante, razão pela qual estou compartilhando.
                                 Otimismo diminui risco de AVC

Pesquisa analisou 6.044 homens e traz mais evidências sobre benefício dos pensamentos positivos
Quanto mais otimista você for, menor o risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), sugere um novo estudo.
“O otimismo protege contra o AVC”, afirma o pesquisador Eric Kim, que realiza um doutorado sobre o tema na Universidade de Michigan (EUA). Embora a relação entre causa e efeito ainda não tenha sido totalmente descoberta, Kim e seus colegas encontraram uma importante associação.
Os achados foram publicados na última edição on-line da Revista Stroke (uma das publicações mais importantes sobre AVC e outro problemas cerebrovasculares).Esta possibilidade de prevenir o AVC acrescenta mais um item na lista de benefícios à saúde trazidos pelo otimismo, afirma Kim. Até agora, vários estudos encontraram evidências de que quanto mais otimista é a pessoa, melhor é seu sistema imunológico, mais rápida é a cicatrização do seus organismo e menor é o risco de uma doença cardiovascular, entre outros benefícios, acrescentou o pesquisadorPara este novo estudo, Kim recorreu aos dados da pesquisa sobre Saúde e Aposentadoria feita nos Estados Unidos. Foram avaliados 6.044 homens e mulheres adultos com mais de 50 anos e nenhum deles havia sofrido um AVC até o momento. Foram aplicados questionários que avaliam o otimismo – em uma escala de 0 a 16,em cada participante. Depois disso, o grupo foi acompanhado por dois anos
Neste período de acompanhamento, foram registrados 88 casos de AVC. Foram ajustadas as idades das vítimas e de quem ficou imune ao problema. A conclusão dos pesquisadores foi de que para cada ponto a mais na escala de otimismo, o risco de um acidente vascular cerebral diminuiu 9%.
A pesquisa também levou em conta outros influentes no risco vascular, como fumo, abuso de álcool, índice de massa corporal, raça, pressão arterial, doenças crônicas e a realização de atividades físicas. Mesmo com todas estas variáveis, a relação íntima entre otimismo e redução de AVC foi confirmada.

Como explicar esta associação?
Uma das possibilidades é que as pessoas que esperam as melhores coisas da vida também cuidam mais da própria saúde, avalia o pesquisador Eric Kim. Outra hipótese são os efeitos biológicos do pensamento positivo. “Eles são parecidos com os impactos no corpo provocados pela depressão só que de maneira inversa”, diz.
Outro estudo feito por pesquisadores finlandeses encontrou ligação entre pouco pessimismo e redução do risco de AVC, mas a relação não foi comprovada entre otimismo e a proteção contra a doença cerebrovascular. Eric Kim espera agora continuar sua pesquisa e incluir mais um foco de análise. Eles quer desvendar o que impulsiona o efeito protetor da forma positiva de encarar a vida.
Martin Sligman, que dirige o Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, e há muitos anos pesquisa o otimismo, nomeou os novos achados de Eric Kim como “uma grande descoberta”.
“Já que o otimismo pode ser ensinado aos pessimistas, isso significa um benefício à saúde pública para prevenir o AVC”, disse Sligman.Outro especialista, Hermann Nabi, do Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França também estuda a relação entre pessimismo e risco de problemas cerebrovasculares. Ele considerou os achados da pesquisa de Kim interessantes, mas ressaltou algumas limitações do ensaio, como histórico familiar dos participantes e limitação do acompanhamento. Ao mesmo tempo, Nabi avalia que os novos resultados são uma importante contribuição para esta linha de pesquisa.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Chegada Meia Rio

De uma olhada neste site, é o video da chegada da Meia do Rio, disponibilizado pela Olimpykus, eu estou de camisa verde de manga longa


http://t.co/zUjf7D2

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Abertas as inscrições para a 13ª Corrida e 3º Sprint Triathlon da Polícia Militar

Abertas as inscrições para a 13ª Corrida, 9ª Caminhada e 3º Sprint Triathlon da Polícia Militar


Começaram nesta segunda-feira (18.07) as inscrições para a 13ª Corrida da Polícia Militar Ten. Neteslau e 9ª Caminhada da Polícia Militar Ten. Neteslau que encerram no dia 19 de agosto. As inscrições são realizadas em Cuiabá, no Quartel do Comando Geral, no bairro Jd Vitória; na sede do 1° Batalhão, no Porto; no 3° BPM, no CPA IV; no 9° BPM, no Parque Cuiabá; no 10° BPM, no Jd Primavera; no CFAP na estrada que dá acesso ao Distrito da Guia; e em Várzea Grande, no 4º BPM na Av. Filinto Muller, no Centro, e na Academia de Polícia Militar, no bairro Costa Verde. É necessário que o atleta leve o documento de identidade no ato da inscrição.
A corrida será realizada no dia 21 de agosto com um percurso de 10 km e largada prevista para as 8h. A concentração acontecerá às 6h30 em frente ao Quartel do 1º BPM, na Av. XV de Novembro, no bairro do Porto, em Cuiabá, onde serão entregues as camisetas e a numeração. Os atletas passarão em frente ao Shopping Popular, Av. Tenente Coronel Duarte (Prainha), Av. Historiador Rubens de Mendonça (Av. do CPA) e terminaram o percurso no Quartel do Comando Geral da PMMT. O número de inscrições será limitado a 500 participantes.

fonte: http://www.mtfitrun.com.br/

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Maratón Internacional de Asuncion 2011


Apos a participação na Meia Maratona do Rio no dia 17/7, estou recomeçando os treinos para participar dia 7/8 em Assunção de outra Meia Maratona vamos ver se consigo repetir o tempo do Rio (1h46) o que acho que sera dificil pois a altimetria da prova pelo que vi não vai ajudar muito, torcer pelo menos que o tempo esteja frio, como tem sido as previsões.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Meia Maratona do Rio 2011

Neste final de semana participei da Meia Maratona do Rio, uma prova realmente muito boa de se participar, pois desde a entrega dos Kits , a organização, a largada, pontualidade e do apoio durante todo o percuroso, sem falar da beleza do trajeto, realmente é uma prova que quem ainda não participou eu recomendaria participar.
Tive o prazer de conhecer pessoalmente uns amigos daqui do blog que são de Campo Grande e que tambem participaram da Meia tambem, que são o Sacadura e o Rodrigo(http://www.corridaderuams.blogspot.com/ ) e pudemos bater um papo antes da largada, infelizmente não nos encontramos na chegada.
Fiz minha preparação para esta meia com o desejo de faze la em 1h50m, pois o melhor tempo que tive foi o de Campo Grande ano passado, que foi de 1h53, mas foi um daqueles dias em que tudo corre bem, o astral estava bom, fisicamente não fiquei extenuado consegui chegar inteiro e principalmente, consegui um tempo melhor que o previsto, pois fiz em 1h46m28s.
Não poderia de deixar de lembrar aqui a participação dos outros 3 médicos da nossa equipe que participaram na Maratona , os 3 na faixa dos46 anos e conseguiram tempos fantasticos. O Paulo fez em 3h21, a Alzira em 3h28(foi a 30 no geral fem. e a 2 na faixa etária) e o Victor em 3h43, eles estão de parabens.
Abaixo o link para o meu trajeto da prova e algumas fotos de la.
Trajeto:
http://connect.garmin.com/activity/embed/100120041

                                             Saida

                                          Sacadura, Eu e o Rodrigo
Foto do Site
                                                Eu, Patricia e o Junior
                                           A merecida Medalha
                                           Dr Paulo
                                           Dra Alzira
                                          Prof. Fernando
                                          Marcos
                                          Participantes da Hands Cycle
Mascote dos Jogos Militares
                                            Funcionarios da Organização para agitar os corredores
                                              Eu na massagem pós prova
                                          Esses 2 são os genuinos representando do Barefoot


terça-feira, 12 de julho de 2011

domingo, 10 de julho de 2011

Correr Envelhece ?

Recebi este artigo e achei interessante.
Renato Dutra - Professor escreve sobre corridas e saúde - atividade física e bem-estar
                        Correr envelhece?
Já escutei diversos comentários sobre a corrida deixar as pessoas com uma aparência envelhecida. Dizem que corredores, fundistas em especial, têm a pele do rosto mais flácida e aparentam mais idade do que têm. Recentemente, uma amiga me enviou um vídeo engraçadíssimo sobre o assunto. A conversa sobre isso foi parar no programa do Jô Soares.
Bom, mesmo que em tom de boataria, a questão é relevante, pois preocupa uma parte dos corredores. Afinal, se correr envelhece, então teremos que rever totalmente nossos conceitos. Será? A melhor forma é buscar a literatura científica sobre o assunto e tentar entender se há algum fundo de verdade nisso.
De acordo com dois estudiosos, Cymet & Sinkov, em um artigo que revisou mais de 30 pesquisas sobre Ósteoartrite X Corrida de Longa Distância, não há evidências de que a corrida acelere ou provoque o desgaste das articulações em pessoas sem histórico deste tipo de lesão. Que fique bem claro: em pessoas que não possuem histórico para este tipo de lesão!
Uma outra dupla de pesquisadores, Kojda & Hambrecht revisou mais de 90 pesquisas nesta área e indicam que o exercício pode ser visto como um antioxidante (que combate a ação nociva dos radicais livres) efetivo.
E, para citar mais um artigo, mais dois estudiosos (Couilladr & Prefaut) na área abordam as pesquisas de forma mais completa. Eles acabam descrevendo aquilo que todos nós com bom senso já sabemos: que a corrida de longa distância e outras modalidades de exercício, quando em doses moderadas, ajudam a combater o stress oxidativo (que gera a formação dos radicais livres, que aceleram o envelhecimento) e que o exagero acaba aumentando esse mesmo stress oxidativo.
Portanto, eu volto a citar um ditado que acredito ser muito verdadeiro nesta questão: “A diferença entre o veneno e o remédio está na dose”. Correr é bom demais, mas correr demais não é bom!
Por Renato Dutra

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Corrida do Carteiro 2011 (Cuiaba - Várzea Grande)

O circuito Regional de Corrida do Carteiro está em sua 14º Edição e será realizado dia 24 de Julho em Cuiabá.
A inscrições podem ser feitas até o dia 15 de julho, nas agências dos correios ou on line (as inscrições on line tem taxa de serviço) através do site: www.mtfitrun.com.br.
Os correios arrecadam 02 latas de leite em pó como taxa de inscrição, que serão doadas para entidades filantrópicas.
A largada e chegada será em frente ao Complexo Operacional Cristo Rei – Av. Dom Orlando Chaves nº 1250 – Cristo Rei – Várzea Grande/MT.
O percurso de foi alterado e será de 10 Km (aferido pela Federação Matogrossense de Atletismo) e aprovado pelas secretarias de esportes de Cuiabá e Várzea Grande, começa na Av. Dom Orlando Chaves, segue para a Av. Sebastião de Oliveira, atravessa a ponte Sérgio Motta e entra na Av. Beira Rio até a Av. Ten. Coronel Duarte e desta segue para a AV. 15 de Novembro, Av. Da FEB, Rua Ver. Abelardo de Azevedo, rua Cel. José Augusto Gomes e chega na Av. Dom Orlando Chaves.
Será utilizado CHIP para controle dos corredores.
Em 2010 participei desta corrida, otimo trajeto, so que vendo o mapa do evente acho que ele é igual o anterior e pela meu registro do trajeto ele tem 11,2km e nao 10k(http://connect.garmin.com/activity/embed/4176), em todo caso tirando a subida que tem perto da chegada é um trajeto gostoso, em uma corrida geralmente bem organizada.
Bons treinos e até la.

domingo, 3 de julho de 2011

5ª Corrida Dante de Oliveira 2011 (novo trajeto) - 8,74 km

Hoje tivemos a 5ª Corrida Dante de Oliveira, novamente com um tempo atipico de 17ºC, com garoa, uma delicia para correr. Consegui fazer a prova dentro da minha programação(40,57 pace de 4:41).
Agora é terminar a planilha e que se preparar para a Meia do Rio dia 17 tentando fazer a prova abaixo de 1h53m, depois eu conto como foi a prova.
Trajeto:
http://connect.garmin.com/activity/embed/96519161
Abaixo algumas fotos do evento hoje: