quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Inscrição da Corrida das Águas - Chapada dos Guimarães

Iniciaram hoje as incrições para a Corrida das Águas, organizada pela OxTeam e Agua Lebrinha.
O percurso sera de 10 km e as inscrições custam 22 reais.
A corrida será no dia 06/11 às 8 hs.
Para a inscrição acessem o site: http://www.lebrinha.com.br/corridadasaguas/index.php

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cerveja hidrata igual a Agua após exercício

     Um estudo apresentado nesta terça-feira (20/09/2011) em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos. Esta é uma das conclusões apresentadas no VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde, onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia.

O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso.
– Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável.
     A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja "não prejudica a hidratação após o exercício". Tomar cerveja seria "a mesma coisa que tomar água", por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.
– Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água.
Castillo também afirmou que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta que exista "qualquer relação" entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver "barriga de chope".
O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja "ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias".
     Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular, como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose, segundo a pesquisa. Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da cerveja "sem", embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais positivos.
      De qualquer forma, Estruch ressaltou a importância de "consumir a cerveja dentro de um padrão de alimentação saudável, preferencialmente a dieta mediterrânea".
     Maria Teresa Fernandez Aguilar, pesquisadora da Agência da Saúde de Valência, informou sobre os efeitos benéficos da cerveja sem álcool para as mães lactantes. Ela citou o estudo que demonstrou que crianças amamentadas por mães que consumiram duas cervejas sem álcool durante a lactação têm menos possibilidades padecer de doenças como câncer e arteriosclerose, devido à transmissão dos componentes antioxidantes de bebida. "

domingo, 18 de setembro de 2011

Desafio do Cerrado - 1ªEtapa Parq. Mãe Bonifacia

Hoje tivemos a primeira etapa do Desafio do Cerrado, um programa de treinamento organizado pelos Prof Fernando Gois e Valdecarlos que serão 3 treinos, o de hoje no Pq Mãe Bonifacia o proximo na Estrada de Santo Antonio(de 5 a 1Km) e o ultimo em Chapada dos Guimarães tambem nas mesmas distancias. Neste treinos cada um faz a distancia que quiser e desafiar seus limites.
Hoje fizemos 4 voltas no parque, na distancia de 14,8km em um trajeto cheio de subida e descida, apesar de dificil mas gostoso de fazer alem do que foi montada uma estrutura de apois de agua e gatorate e na chegada frutas e gelo para imersão.
Foi uma manha bem gostosa.
Trajeto = 14,8km
Tempo = 1h25m22s
Pace médio = 5.44

http://connect.garmin.com/activity/embed/115281444

Até o próximo dia 2/10

sábado, 17 de setembro de 2011

Educação Básica em Corrida

12 pequenos trabalhos para tornar a corrida mais agradável a todos, com uma lista de dicas de boas maneiras

I - Não à pipoca. Nada de correr em eventos para os quais não está inscrito – se tornando um “pipoca”. As provas são projetadas para garantir qualidade a um número limitado de inscritos, desde a quantidade de copos de água até a estrutura do trajeto. Programe-se financeiramente para as competições que mais lhe interessarem. Da mesma maneira que você não gostaria de ser privado dos benefícios pagos na inscrição, não faça o mesmo com os demais.
II - Sem molhadeira. Parece piada, mas quem corre sabe o risco que há nos postos de hidratação. Como não faz bem ingerir grandes goles de água, é comum beber um pouco e cuspir o resto. Mas é muito desagradável ser acertado pelo jato (sim, acontece!). Então, não custa se aproximar do meio-fio, olhar para trás e ter certeza de que não há ninguém lhe ultrapassando nessa hora.
III - Cada um em seu lugar. É iniciante em correr no asfalto? Então não largue junto ao pelotão de elite. Procure um lugar condizente com o seu ritmo de prova – alguns eventos criam áreas na concentração conforme o pace (relação entre a distância percorrida e o tempo) de cada atleta. Você só tem a ganhar: evita desagradáveis encontrões ao ser ultrapassado e dispensa a fama de quem atrapalha os mais rápidos.
IV - Atalho dá trabalho. Há quem corte caminho. Nada mais antidesportivo em corrida. Pega mal entre os colegas de esporte e, pior, quem faz isso se engana com o próprio desempenho. Muitas vezes, o corte não é apenas em uma curva, pela calçada. Mudanças bruscas de direção podem gerar choques com outros atletas.
V - Não terceirize seu chip. Desistiu de correr o evento para o qual se inscreveu? Não dê o chip de controle para outros: a decisão pode ser interpretada como má-fé porque altera o resultado final. Um atleta mais jovem, que corre com a identificação de um mais velho, registrará um desempenho melhor que o normal para a categoria na qual está inscrito. Até corrigir as distorções, a organização da prova atrasa o resultado final. Para não perder o dinheiro investido, avise os responsáveis pela prova, que regularizarão a participação de seu substituto.
VI - Abaixo ao paredão! Correr acompanhado é sempre bom, o problema é quando o grupo ocupa toda a via e impede as ultrapassagens. A solução é seguir em grupos menores, no máximo em trios, e sempre deixar espaço para quem vem acelerando do fundão.
VII - Cavalheirismo. Na dispersão, há mais corredores que lugares para tirar o chip da prova. Então, homens, deem preferência às mulheres. Mulheres, aceitem a gentileza, sem exageros: há mais pessoas chegando para tirar o chip. Na dispersão também é preciso exercitar a paciência: os postos de frutas e reidratação ficam cheios rapidamente. Respeite a fila, pegue os alimentos e ceda lugar.
VIII - Novas companhias. Pode ser estimulante projetar em outro corredor o ritmo desejado. Mas ele pode não achar a ideia tão boa se ficar com a impressão de que é um alvo a ser batido. Para evitar tal inconveniente, avise que vai acompanhá-lo. Se é você quem está sendo seguido, não encare como se tivesse arranjado um carrapato, mas, sim, como alguém que pode auxiliar um colega. Participa de um grupo de corrida? Então é simpático convidar o novo colega para fazer o alongamento junto com a equipe.
IV - Cortesia. A dúvida é banal, mas recorrente: cumprimentar ou não os demais corredores durante os treinos? É simpático dar “bom dia” ou um simples “oi” àqueles corredores que se vê com frequência. Quando for surpreendido com uma saudação, responda e siga em frente. Não é necessário repetir a gentileza a cada volta (a não ser que suas intenções vão além da boa educação...).
X - Ultrapassagem pela esquerda. A regra vem do atletismo de pista e serve para o asfalto: sempre que perceber outro corredor se aproximando, desloque-se para a direita da via, cedendo lugar para a passagem. Se é você quem vai ultrapassar e notou que quem está à frente não o viu, vá pela esquerda (como faria no trânsito), desvie e siga adiante.
XI - Horário de pico. Treinos de tiro não combinam com parque lotado. Nessas horas, reprograme-se. Da mesma forma que seu treino será prejudicado se tiver de desviar dessa turba a todo momento, eles também se incomodarão em evitar encontrões.
XII - Ecologicamente correto. Nas competições:não jogue copos de água e sachês de carbogel no caminho. Lance-os próximo ao meio-fio, evitando que outros tropecem ou escorregem no seu lixo. Isso também facilita o recolhimento do material pelos voluntários. Nos treinos, nunca jogue esses materiais no chão. Leve-os consigo até achar uma lata de lixo.

Fontes: Tadeu Natálio (organizador de provas), Vitor Bertoli (V8 Assessoria Esportiva) e Leandro Hadlich (técnico da HP Sports Assessoria Esportiva).

domingo, 11 de setembro de 2011

Corridas de Rua em Cuiabá em outubro

Reproduzo aqui as informações do site http://www.mtfitrun.com.br/ ,sobre datas de Corridas aqui em Cuiabá, no mes de outubro.

22/10/2011 -  CORRIDA DO SERVIDOR PÚBLICO(8km


30/10/2011 -  MINI MARATONA DO SESC (7,2km)



domingo, 4 de setembro de 2011

Corrida Carteiro Varzea Grande-Cuiaba 2011 - 10k

Neste domingo, em baixo de um dia seco e de um calor típico cuiabano(saimos em torno de 28ºCe chegamos com 33ºC) tivemos mais uma Corrida do Carteiro. De positivo uma boa distribuição de agua, de negativo a distribuição dos chips e camisetas de modo desorganizado e novamente um atraso de 10 minutos,o que neste calor é muito tempo e a mudança da distancia de 11k para 10k.

Neste mes em que completo 55 anos e 11 anos de Corridas de Rua, esta foi a minha corrida de nº 117, sendo que entre os anos 2001 qdo comecei a participar de corridas de Rua e 2005 eu só tenho o registro das Corridas de Reis, infelizmente na época não me preocupei de ir registrando as corridas e os tempos, o que só comecei a fazer a partir de 2006.

Corrida do Carteiro 2011 - 10km
Tempo: 49:23(nas descrição do garmin deu 49:26 pois eu bati no stop do relogio 2 vezes)
Trajeto:

http://connect.garmin.com/activity/embed/111780927

Resultado final: http://www.chiptiming.com.br/resultados/corridadoscarteiroscuiaba


Abaixo algumas fotos do evento:

Fila de distribuição dos Chips e Camisetas
 Pórtico de Chegada
 Fila de distribuição de chip e Camisetas
 Grande Maratonista Dr Victo Hugo
 Eu depois da prova me recuperando do calorão
 Kit da prova