segunda-feira, 13 de abril de 2015

MEIA MARATONA DE SANTIAGO 2015

No dia 12 de abril participei da Meia Maratona de Santiago. É uma prova interessante, este ano inscreveram se 28 mil atletas, sendo 6 mil na maratona, 14 mil na meia e 8 mil na prova de 10k, nesta distancia não se disponibiliza medalhas.
A entrega dos kits, foi feito em um espaço amplo, de facil acesso por metro. Tem varios estande de material esportivo, porem acho que devido a grande diferença hoje entre o real e o peso chileno, os preços estavam muito altos, iguais ao nossos preços aqui.
O chip da corrida vem embutido no numero do corredor o que é bem interessante.
Este ano a prova que estava marcada para sair as 7:30hs, acabou tendo sua saida as 8:10 para a maratona e 8:40hs para a meia e os 10km. Como o Chile ainda esta em horario de verão, as 7hs estava muito escuro, bem como o metro aos domingos só começa a funcionar as 8hs, para o dia da prova o metro funcionou só para 2 linhas a partir das 7hs.
Após a saida da maratona, a prova de 21 e 10 km saem ao mesmo tempo, porem em sentidos contrarios.
Como não tem baias por tempo a saida é meio complicado, sendo que nos primeiros 1,5 km fica meio complicado tentar imprimir um pace mais forte.
A prova apresenta uma altimetria com uma descida de 20 metros entre a saida e o 4 km, a partir dai vai subindo, um desnivel de 63 metros até o km 15, a partir dai ele descendo 43 metros  novamente ate a chegada.
Apesar do sol, o clima estava bem agradável e se corre por algumas ruas arborizada ou entre alguns prédios, o que ameniza o calor.
Uma coisa que vi e achei errado, foi que eles poem os pontos de água e gatorate nos km 5, 10,14,5 e 18, porem em um só lado da rua, o que leva a um congestinamento e em um dos pontos, acho que o dos 10km ele estava localizado em um curva o que embolou todo mundo, alem da falta de educação dos corredores, que jogam os copos por todo lado, deixando a rua toda molhada e com perigo de alguem se machucar.
Como não fiz um treinamento muito serio para a prova depois da prova de Barcelona, eu fui para esta prova com a previsão de fazer em 1h50min, mas acabei fazendo em 1:50:48 o que acabou estourando um pouco a previsão, mas valeu pelo passeio e companhia dos amigos que participaram na meia e maratona.
A organização disponibilizou aos corredores um aplicativo que permitia acompanhar o corredores com suas passagens aos 5, 11 e 21 km, alem de iteratividade on line com o facebook e taméem podendo acompanhar os outros corredores que voce procurasse.
A prova não contou com corredores de ponta brasileiros, apesar da premiação ser de 20 mil dólares alem de um bonus de 3 mil para quem fizesse abaixo de 2:11 que é o recorde da prova.

Tempo: 1:50:48
Colocação geral: 1.888 (total 10.493)
Faixa etária(55 - 59): 48 (total 290)

Abaixo algumas fotos do evento:



































Nenhum comentário: