domingo, 20 de setembro de 2015

CORRIDA DO SEBRAE 2015

Hoje tivemos a primeira edição da Corrida do Empreendedor Sebrae, tomara que seja uma corrida que entre de vez em nosso calendario de Corridas do Estado.
Esta corrida surgiu de ultima hora, ninguem esperava, foi uma boa surpresa, visto que foi muito bem organizada, um kit muito bom, possiblidade de fazer uma foto pelo evento ao final da prova e principalmente por ser uma corrida com inscrição gratis.
Um trajeto ja conhecido pelos corredores de Cuiaba, apresenta algumas subidas durante o trajeto, mas mesmo assim um trajeto bem gostoso de percorrer. Fiquei satisfeito com o resultado, pois como ja disse aqui no blog, este ano a partir de março tenho treinado um pouco menos que nos outros anos, por isso fui la com uma proposta de 40 minutos baixo, mas acabou sendo melhor que o esperado.
A organização disponibilizou os resultado por sms logo apos a prova, o que é sempre legal.

Distancia: 8km
Tempo: 38:39
Colocação: 91º geral/ 2º fx etaria

Abaixo algumas fotos que fiz la antes do evento, outras do amigo e fotografo Pablo Sales, da Salescap.













domingo, 13 de setembro de 2015

Mont-Blanc - O Sonho de uma Conquista! “Gigante pela própria natureza” - Willians Kauffmann

Estou postando o relato do meu amigo e ultramaratonista  Willians Kauffmann daqui de Cuiaba que  nosso Estado no Ultra Trail Du Mont Blanc. Quem sabe inspira outros atletas encararem este grande desafio. Parabéns

Mont-Blanc - O Sonho de uma Conquista! “Gigante pela própria natureza”
Allez! Allez! Allez! (Vai! Vai! Vai!) era o que escutávamos quando passávamos pelos lugarejos e Distritos da Suíça, Itália e França, a população saudando os corredores que participavam da maior prova de Trilha do Mundo, a Ultra Trail Du Mont Blanc (UTMB) – realizada no último dia 27 de agosto. Essa prova é sonho de todo corredor amante do Trail Run.
Meu primeiro grande desafio foi quando fiz a pré-inscrição, em 17 de dezembro de 2014, com a expectativa de concorrer com corredores de Trail Run do mundo inteiro e ser selecionado, em função do currículo encaminhado com comprovações de experiências em participações em outras provas do mesmo gênero. Dos 80 brasileiros inscritos, apenas 44 foram selecionados. Tive a grande alegria de receber o e-mail de confirmação de inscrição da organização do evento no começo deste ano, em 21 de janeiro. Fui o único representante de Mato Grosso a participar da maior competição de Ultra Trail, algo como a Copa do Mundo para a modalidade.
Além da prova que participei OCC (53 km – 3.300 metros de elevação), tiveram outras modalidades, com largadas distintas: YCC (15Km – 1.000 metros de elevação), CCC (101Km – 6.100 metros de elevação), TDS (119Km – 7.250 metros de elevação), UTMB (170Km – 10 mil metros de elevação) e PTL (300Km – 26 mil metros de elevação). A partir daí, o sentimento da necessidade de superação do desafio pessoal e realização do sonho que é cruzar a linha de chegada (FINISHER!) passa a fazer parte do seu dia-a-dia.  
Planejamento de treinamento estabelecido, iniciei a preparação específica (Física, Nutricional e Psicológica). Foram 6 meses de foco e dedicação, contando, ainda, com o apoio e compreensão dos familiares e amigos, nas ausências causadas pela necessidade dos treinos, principalmente nos finais de semana. Quem corre sabe o que é isso e você passa a ser o chato da turma. Mas tudo por uma boa causa (rsrs...). Além disso, enfrentei também outro importante desafio: conciliar e manter o equilíbrio dos treinos com os compromissos profissionais, familiares e sociais, que também fazem parte da construção das conquistas.
Tudo Pronto! Chegamos a Chamonix/França, uma das bases da prova. Alvo do meu objetivo – Chegada da prova (FINISHER!). O Grande dia! Acordar às 2 horas da matina, para realizar mais uma checagem e ajuste nos equipamentos obrigatórios da prova e vamos lá, embarcar no ônibus com destino a Orsiéres, adrenalina a “1000”, muita expectativa do que viria pela frente – “O novo”, mas a certeza de estar preparado e pronto para superar os desafios impostos pela natureza e realizar o sonho e cumprir com o objetivo tão desejado.
Após 1 hora e 40 minutos de viagem lá estávamos no pórtico de largada no distrito de Orsiéres. Naquele momento tivemos a constatação do quanto a prova é desejada: havia atletas do mundo inteiro, uma sinergia única, um objetivo comum – Concluir a prova. Ficamos aguardando a tão sonhada contagem regressiva 10, 9, 8, 7... E às 8 horas foi dada a Largada!ULTRA TRAIL DU MONT BLANCCategoria OCC (Orsières, Champex e Chamonix) – 53Km3.300 metros de subida, tempo limite de 14 horas e quatro pontos de cortes (24, 34, 45 e 53Km), para serem superados antes de cruzar a linha de chegada. Bora lá! Passando pelas longas trilhas que iam cruzando pela Suíça, Itália e França, encarando fortes subidas e descidas pelas belas montanhas da Região dos Alpes – Tinha momentos que não sabia o que era melhor, subir ou descer. Experiência inacreditável, nada nunca vivido em outras provas já realizadas com alto grau de dificuldade.
 Quando você se depara com aquelas altas montanhas... Imaginou? Eu também. Então! É mais alta ainda. Foi esse o sentimento que tive em relação ao que pensava, apesar de ter simulado os treinos com inclinações próximas das que iriam ter na prova. Agora! Fazer a rotação do Mont Blanc – “És belo, és forte, impávido colosso”, foi um momento mágico e motivador para que eu pudesse renovar as energias para dar continuidade à prova. E fomos nós! Cruzando pelas regiões de Champex, La Giète, Trient, Catogne, Vallorcine, Col des Montets, La Flégère onde durante a realização do percurso tive que fazer ajustes na estratégia da corrida, em função do grau de dificuldade e pela manutenção das condições físicas e variação climática, chegando aos 31 graus, pois a previsão era terminar a prova com 10h e 30 minO momento da grande expectativa! Cruzar o penúltimo ponto de corte e completar a última subida da prova – KM 45, já no município de Chamonix/França. Agora! Eram os 8km finais e montanha abaixo. Como diz o nosso amigo e parceiro de CorridaSimonei Simioni: “Agora é faca nos dentes e sangue nos olhos!”. Naquele momento o pensamento era um só: “Chegar!”. As dores e o cansaço passaram, energia revigorada, motivação a “1000”“Verás que um filho teu não foge a luta”. E com esse pensamento e sentimento no coração lá fui, montanha abaixo.
 Já noite, acendemos a lanterna de cabeça e encaramos os dois últimos desafios: A trilha noturna e cruzar o pórtico da linha de chegada, tão esperado. Ao entrar na cidade de Chamonix, mais uma vez escutamos: “Allez! Allez! Allez! BRÉSIL! BRÉSIL!” – “Fulguras, ó Brasil, Florão da América...”
E lá estavam eles a nossa frente: O Pórtico de chegada, a Igreja e a Montanha ao fundo, um cenário perfeito e abençoado - 12 horas, 58 minutos e 51 segundos foi o tempo oficial para a realização de um sonho construído. A superação de um desafio pessoal. Uma viagem no tempo, momentos de reflexão, uma terapia, uma conquista e poder escutar da organização da prova: OCC 9491 – Willians, Brésil! - FINISHER!

MONT BLANC - “Conseguimos conquistar com braço forte”.
De volta pra casa! – “Terra adorada. Entre outras mil, És tu, Brasil, Ó pátria amada!”
Seja do tamanho do seu sonho. Acredite! Planeje; Mantenha o Foco no objetivo; Centralize as Forças; Faça com Responsabilidade; Tenha Atitude para vencer e Fé para concretizar.
Já que estamos no mês do Setembro Vermelho e Amarelo – “Siga Seu Coração e Mantenha o Equilíbrio, pratique hábitos saudáveis”.

Obrigado!
Willians Kauffmann

ULTRAMACHO 2015 - ETAPA TANGARA DA SERRA

Neste domingo tivemos mais uma etapa do circuito UltraMacho, agora com a etapa na Cidade de Tangará da Serra, que pela primeira vez recebe uma etapa do circuito.
Como sempre tiveram provas no sabado e domingo, eu participo somente na Trail Run, que nesta etapa foram de 13 km, uma prova plana, com algumas partes de trilha , areião e algumas partes em estradão. Das 3 etapas ate agora esta foi a mais plana e mais rapida,

Distancia: 13 km
Tempo: 1h17m12
Colocação: 44º na Geral / Fx etária 4º




Abaixo algumas fotos que fiz do evento, a medida que for recendo mais algumas dos amigos vou postando.