segunda-feira, 5 de setembro de 2016

MEIA MARATONA DE BUENOS AIRES 2016

Neste domingo, dia 4 de setembro, participei da Meia Maratona de Buenos Aires, uma corrida que tem um trajeto plano, com grande numero de participante, terminaram a corrida 19.156 participantes. A organização disponibiliza bais por tempo, porém as pessoal não respeitarem as baias de tempo e pelo grande numero de pessoas  fica dificil imprimir um ritmo mais forte ate aproximadamente o km 7, tanto que em grande parte do inicio acabei correndo na parte lateral da rua oficial , em um trajeto do parque que margeia a parte inicial da corrida.
A prova​ tem a entrega dos kit em um espaço interessante,  porem longe da regiao central da cidade, paguei de taxi 150 pesos, ​a feira disponibiliza alguns materiais esportivos, mas pelo que vi os preço são iguais ao do Brasil,
A largada da corrida é distante do centro(aprox.10km), em um local de difícil acesso, ao lado do estádio do River Plate,  pois não é servido por metro, alem do que o metro so funciona a partir das 8 hs aos domingo.
Para ir para a largada aproximadamente 10 km do centro​ tem que ir de taxi e o transito fica bem complicado para chegar, no nosso caso saimos do hotel as 6;10 no centro da Cidade e devido aos desvios e do transito pesado, acabamos chegando ao local as 7:15hs, ou seja, em cima da hora da largada que foi as 7:30hs, por isso na minha opinião quem for participar, deve sair bem mais cedo para não se chegar em cima do horário como aconteceu conosco. Para voltar nos acabamos tratando com o taxi que nos levou e ele ficou nos esperando, o que acabou saindo caro, ele cobrou 125 reais por pessoa. Não sei como é para se voltar ao final da prova, pois não vi taxi por la,parece que da para vir de onibus ate uma parte e depois de metro.
Com relação ao metro, para se andar no metro eles nao vendem bilhetes avulsos, vc tem que comprar um cartao que em alguns lugares custava 40 pesos, nos pegamos um em um centro de turistas de graça, porem vc na primeira carga tem que carregar acima de 25 pesos, que é o custo do cartao, quando se paga os 40 pesos estes 25 pesos ja estao inclusos, so que vc tem que carregar o valor que vai gastar nos trajetos, os preço do trajeto  é de4,5 pesos e do onibus 6,5 peso.
O clima nesta época do ano geralmente é frio, este ano largamos com 9ºC, com sol, porém frio, o que é sempre bom para correr. ​
O trajeto bem até a região central, passando pelo obelisco da 9 de julho, vira a esquerda e vai para a região de Puerto Madero e volta, na volta se passa por um viaduto, mas nada que tenha uma grande altimetria.
Assim como na maioria das provas aqui na America latina eles utilizam chips que não são descartáveis e a distribuição de agua é em garrafas, nesta prova as garrafas eram pequenas o que faz com que se tenha pouco desperdício, uma pena que eles não tenham copos como aqui no Brasil. Eles disponibilizam pontos de Gatorate e de meias laranjas e meias bananas, o que ao meu ver não adianta nada e só serve para sujar a pista com possibilidade de acidentes, já que meia laranja ou meia banana não irá fazer nenhuma diferença.

Tinha como programação fazer a prova em 1:45, mas acabei fazendo em 1:46:18, tempo oficial.

Como faço 60 anos agora dia 15 de setembro era para eu estar na faixa 60 – 64 anos, mas no resultado oficial publicaram meu nome na faixa 55 – 59 anos onde fiquei em 169. Outra coisa diferente é que no site do evento o resultado é somente em uma planilha excell e não aparece por faixa etária, pelo menos eu não consegui ver esta opção.

Distancia: 21,121 km
Tempo: 1:46:18
Colocação geral: 6021

Abaixo algumas fotos do evento:



























Um pequeno video que fiz da corrida:

3 comentários:

Cezário Aschar disse...

Parabéns, Dalton! E obrigado pelas valiosas dicas, pois eu tinha interesse em participar pela primeira vez da Meia de Buenos Aires este ano, mas resolvi deixar para o ano que vem.

Jorge Cerqueira disse...

Dalton meus parabéns por mais um desafio concluido, quanto a baia dos corredores nao respeitarem lamentável isso pensei que isso só acontecesse no Brasil.
Bons treinos,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com

Dalton Ferreira disse...

Cezario, mesmos com alguns pontos que acho que poderiam ser melhorados, a prova pela altimetria e geralmente clima fresco acaba sendo uma otima opção para vc estreiar nas meias, alem do que Buenos Aires é uma cidade encantadora.Depois podemos conversar pessoalmente sobre a cidade.

Jorge, esse problemas de respeito as baias infelizmente se repete em varias provas aqui na America Latina, entre as que ja fiz pelo menos. Pelo menos para vc que faz em tempo abaixo de 1h30, a inscrição a esta baia é separada e ai é respeitada, nas outras baias a escolha pela faixa de tempo é feita pelo corredor e ai infelizmente as pessoas colocam em um tempo menor que elas fazem e ai atrapalham quem quer colocar um ritmo mais forte. Abraço