sábado, 26 de novembro de 2011

Treino em ladeira

                         LADEIRA ABAIXO     

      O repórter da National Geographic estranhou toda aquela parafernália. Antes de pular na água, vestiu uma espécie de macaquinho com uns ganchos. Ele ficaria conectado à uma roldana fixada no alto da piscina. Na verdade, nadaria rebocado por cabos que o fariam mais rápido. O repórter havia sido um esforçado nadador nos tempos de escola, naquele dia bateria um recorde americano com a ajuda do reboque.
       A reportagem era sobre o centro de treinamento americano de natação. A lógica era brilhante. Um dos limitadores de desempenho era a coordenação de movimentos. As roldanas ajudavam o nadador a ir mais rápido, mas também o ensinavam “como” ir mais rápido. Quando as roldanas fossem tiradas, o corpo do atleta já saberia se movimentar com uma frequência maior de braçadas.
Lembrei-me dessa história antes da meia maratona de Brasília, quando conversei com o treinador do Clube Pinheiros Cláudio Castilho. Falávamos sobre o fato da prova ser em descida, sobre a questão do ajuste de velocidade, sobre o desgaste muscular. E Cláudio comentou sobre a dificuldade brasileira de tirar proveito das descidas. “No geral, treinamos pouco, temos medo, tiramos pouco proveito da inclinação favorável. Em provas lá fora, é uma fragilidade nossa”.
       Na hora me lembrei do Cruce de los Andes. A brasileirada subia bem, performava legal no plano e nas descidas perdia terreno para os argentinos. Cláudio contou que estava trabalhando descidas na USP com seu grupo do Pinheiros. A lógica era exatamente a mesma das roldanas nas piscinas americanas. A ideia era aproveitar a gravidade para aprender a rodar mais rápido. A frequência de passadas aumenta, o corpo vai gravando essa nova velocidade. Conversei também com o professor Renato Dutra da Run & Fun, ele tinha a mesma impressão que as descidas são subestimadas nas planilhas de treinamento. Também se aprende a descer. Achar a mecânica certa faz todo sentido principalmente se encontraremos descidas nas provas que faremos.
       É evidente que o impacto também aumenta nas descidas. É preciso trabalhar melhor a musculatura, encontrar o tênis certo para essa sobrecarga, tomar todo o cuidado. Mas fingir que elas não existem não parece ser a melhor solução.

fonte: http://runnersworld.abril.com.br/blogs/correria/


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Percurso Corrida de Reis

Para quem nao conhece o percurso da Corrida de Reis aqui em Cuiaba, esta ai uma copia do trajeto feito pela organização.
Do inicio ate o Km 4 é plano, do Km 4 até o Km 7 o desnivel é pequeno, do K7 ao Km 9 é uma subida e dai ate a chegada é plano.

Trajeto:

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Inscrições para a Corrida de Reis 2012

Hoje abriram se as inscriçoes para a Corrida de Reis que será realizada no dia 08/01/2012.
Trata se da mais tradicional corrida de rua do centro oeste, com um percuros de 10 km e que oferece um dos maiores premios para os vencedores, razão pela qual o numero de corredores de elite são sempre expressivos.
Para nos mortais e simples corredores é um momento muito especial para o pessoal daqui do Mato Grosso, pois sem duvida é a corrida mais tradicional que temos em nosso Estado.
Agora é manter o treinamento e aguardar dia 8 de Janeiro
As inscriçoes podem ser feitas pelo site:
http://rmtonline.globo.com/hotsites/mt/corridadereis/2012/

domingo, 20 de novembro de 2011

Cuiabanos na Maratona de Curitiba 2011

Neste domingo teve a Maratona de Curitiba e 4 amigos nossos participaram desta dura maratona, meus parabens aos 4 pelo belo desempenho.
Fernando Gois: 3hs:19m
Vinicius Canavarro: 3hs:21m
Dra Alzira: 3hs:25m
Dr Victor Hugo: 3hs:53m

Temos o prazer de ter a Alzira e o Victor na nossa Equipe, principalmente que os 2 competem na categoria 45 a 50 anos.

Parabens aos 4 que representaram bem Cuiaba em Curitiba

sábado, 19 de novembro de 2011

Cuiaba Night Run

Infelizmente hoje recebi a confimação do prof Valdecarlos que não consegiu os patrocionios para a realização desta que é a unica prova noturna aqui em Cuiabá. Esperamos que para o proximo ano ele consiga os patrocinios para conseguir realizar esta prova.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

3ª Travessia dos Bombeiros Lago do Manso

3ª. TRAVESSIA DOS BOMBEIROS SERÁ DIA 04 DE DEZEMBRO NO LAGO DO MANSO
A 3ª Travessia dos Bombeiros acontecerá no dia 04 de dezembro (domingo). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 01 de dezembro. A competição amadora destinada a praticantes de natação em águas abertas, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, acontecerá no Condomínio Náutico Portal das Águas, no Lago de Manso.
Estão disponíveis 120 vagas. A largada será às 08h e 30 min. A prova será dividida em dois percursos: 1.000 e 2.250 metros nas categorias masculino e feminino civil e militar, sem divisão por faixa etária.
As fichas de inscrição estão disponíveis somente através da internet, envie um email para: travessiadosbombeiros@hotmail.com que responderemos com o regulamento e a ficha de inscrição.

A taxa de inscrição é de R$ 40 para civis e R$ 20 para militares e atletas federados. Bombeiros militares estão isentos da taxa. O pagamento poderá ser feito via depósito bancário em nome de Top Cuiabá, Banco do Brasil, agência 4042-8, conta 35500-3. Posteriormente, o recibo do depósito bancário deverá ser enviado com o nome do atleta via fax pelo número (65) 3686-3101.

domingo, 6 de novembro de 2011

Resultado da 1ª Corrida das Aguas de Chapada dos Guimarães

Distância: 10 km

Tempo: 49:51
Colocação: 132 geral / 15 faixa etária
Tempo: fresco
Resumo prova pelo Garmim :  http://connect.garmin.com/activity/embed/126909197
Resultado oficial: http://www.cronoserv.com.br/


Neste domingo tivemos a primeira edição da Corrida das Aguas em Chapada dos Guimarães.
A prova de 10K, apesar do trajeto com trajeto com uma altimetria muito pesada, haja visto que do km 2 até o km 7,5 foi só de subida pesada, mas foi compesado pela otima organização, excelente distribuição de agua, um kit com uma boa camiseta de poliamida, medalha e aferição por chip descartável, com envio imediato ao final da prova, do resultado bruto e liquido para o celular do corredor, o que foi uma novidade aqui em Cuiaba.
Esperamos que esta prova se consolide e com certeza será uma das provas mais marcantes do nosso calendario matogrossense, com um grande potencial de expansão tanto pela boa organização como do lugar onde se realiza.

Abaixo uma avaliação do trajeto feita pelo treinador Valdecarlos do site http://www.mtfitrun.com.br/ que reproduzo abaixo: .
                   Análise do percurso da Corrida das Águas em Chapada dos Guimarães

"Neste domingo acontece em Chapada dos Guimarães uma prova que promete ser uma grande atração no calendário cuiabano, e provavelmente nacional, potencial para isso tem, vamos ver como a organização se comporta.
O percurso, que na minha opinião é de grau de dificuldade médio com uma descida vantajosa e o mesmo percurso de subida nos primeiros 5 quilômetros e o restante relativamente plano.
(Confira a imagem da altimetria do percurso no site http://www.metfitrun.com.br/):

A variação altimétrica é acentuada no início da prova, a largada se dá numa altitude de 814 m e já no primeiro km, desce a 724, atinginda aos 2,5 km próximo ao posto da Aldeia e retorna para a cidade subindo até atingir 836m de altitudo no km 7,4.
O quarto final da prova não tem alterações significantes, sendo um sublime descida até a chegada.
A Corrida das Águas será promovida pelas empresas Lebrinha e Oxteam e terá o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Prefeitura de Chapada dos Guimarães, Policiamento Rodoviário Estadual, da Federação Mato-grossense de Atletismo / FAMT e o patrocínio das empresas: Clínica Genus, Supera Sport e Ginco. "



Algumas fotos do Evento:






















quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Ultramaratona PR 100

A prova é de 100 milhas (161 km) e será cumprida em 3 etapas (74, 60 e 27), com 2 acampamentos para a passagem das noites.

A prova pode ser feita solo, dupla ou trio. Será realizada agora dia 4/11.
Realmente uma prova interessante para se fazer em trio e esperimentar um tipo diferente de corrida.

Informações no site http://www.boracorre.com.br/site/eventos/

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Frequência cardíaca de recuperação (Heart Rate Recovery)

Vi este texto no blog vida corrida(http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5459048416873527540#editor/target=post;postID=365310869790688239) e achei bem interessante. Ele é medico e maratonista e sempre apresenta temas interessantes.

Quem fez recentemente a atualização do software do Garmin Forerunner já está utilizando uma nova ferramenta que foi introduzida: a frequência cardíaca de recuperação ou heart rate recovery. Quando terminamos de fazer determinado exercícios, nos primeiros 30 segundos o organismo ativa o sistema nervoso parassimpático, mais especificamente, o nervo vago que fará a desaceleração da frequência cardíaca. Alguns estudos têm mostrado que a diminuição desta frequência nos primeiros 2 minutos consegue predizer a presença de doença cardíovascular. Ou seja, indivíduos que têm uma diminuição menor que 22 batimentos cardíacos 2 minutos após parar exercícios apresentam uma maior chance de ter doença cardíaca. Essa diminuição é variável de acordo com a idade.

A interpretação, comparando a idade real e a idade cronológica, poderia ser a seguinte:

- diminuição < 22bpm: sua idade real é mais velha que sua idade cronológica;

- 22 a 52 bpm: sua idade real é a mesma de sua idade cronológica;

- 53 a 58 bpm: sua idade real é mais jovem que sua idade cronológica;

- 59 a 65 bpm: sua idade real é moderadamente mais jovem que a idade cronológica.

- 66 ou mais: sua idade real é muito mais jovem que sua idade cronológica.

Se você está com uma condição física razoável, deveria diminuir, pelo menos, 25 bpm ou mais.
Se a diminuição é menor que 15bpm, eu sugeriria que você não continuasse a se exercitar até que tenha feito um check up com seu médico.

É bastante interessante usar este dado e tenho, inclusive, colocado um campo nas minhas planilhas para acompanhar de acordo com o tipo de treino. Uma vez que você atualize o software, assim que terminar o treino, automaticamente, passados os dois minutos, aparecerá na tela uma janela com o número de batimentos recuperados e a frequência cardíaca daquele momento. Anote de acordo com o tipo de treino que esteja fazendo para poder fazer comparações futuras. Hoje, por exemplo, tive um treino regenerativo, recuperei 48bpm. Caso você não tenha um Forerunner 610 (não sei se a atualização dos demais modelos também vai trazer esta opção), veja sua frequência cardíaca assim que terminar o treino, marque dois minutos e veja novamente como está, subtraindo a segunda da primeira.

Keep running!