quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Iniciando treinos para a VOLTA A ILHA 2011

Esta semana iniciei meus treinos visando a nossa terceira participação na prova de revezamento em Florianopolis no dia 30 de abril. Nossa equipe(PANTANALRUNNERS) este ano será  formada por 8 medicos daqui de Cuiaba, sendo 6 homens e 2 mulheres. Estamos terminando os tramites burocraticos e a confecção das camisetas. Agora é só treinar e tentar abaixar o tempo dos anos anteriores. Em maio eu coloco nossos resultados.


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Barriga de Chope é Mito, segundo estudo médico espanhol

12 de janeiro de 2011 • 11h34 • atualizado às 12h46
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4885611-EI8147,00-Barriga+de+chope+e+mito+segundo+estudo+medico+espanhol.html

            Um estudo do Colégio Oficial de Médicos de Astúrias revela que "a barriga de chope é um mito", pois um consumo moderado da bebida, de até meio litro diário, associado a uma dieta como a mediterrânea, não engorda e reduz o risco de diabetes e hipertensão.
              O modelo de homens e mulheres com barriga grande é próprio da cultura anglo-saxã, onde se ingere grandes quantidades de cerveja e comida rica em gorduras saturadas com quase nenhuma atividade física, asseguraram nesta quarta-feira os autores do estudo.
             O padrão alimentar dos consumidores moderados de cerveja na Espanha é mais próximo ao da dieta mediterrânea, segundo o trabalho elaborado por Hospital Clínic, Universidade de Barcelona e Instituto de Saúde Carlos III, que foi apresentado nesta quarta-feira no Colégio Oficial de Médicos de Astúrias.
             Os médicos Ramón Estruch, do Serviço de Medicina Interna do Hospital Clínic, e Rosa Lamuela, do departamento de bromatologia e Nutrição da Universidade de Barcelona, asseguraram que o estudo demonstra que a cerveja bebida com moderação não provoca aumento da massa corporal nem acúmulo de gordura na cintura.
             O teste, realizado em 1.249 participantes, homens e mulheres com mais de 57 anos, que pela idade têm um maior risco cardiovascular, confirmou que a cerveja é saudável, segundo os autores. As pessoas que participaram do estudo se alimentando com uma dieta mediterrânea acompanhada de cerveja em quantidades entre um quarto e meio litro por dia, "não só não engordaram, mas, em alguns casos, perderam peso", indicaram os cientistas.
             A dose recomendada pelos médicos é de dois copos diários para as mulheres e de três para os homens, com comidas equilibradas e sempre que as pessoas tiverem uma vida normal, praticando algum exercício. A cerveja é uma bebida fermentada, que recebe as propriedades alimentares dos cereais com que é produzida, assim como o vinho da uva, ou a cidra da maçã, explicou a doutora Rosa.
             A bebida fornece uma quantidade de ácido fólico, vitaminas, ferro e cálcio maior que outras, e provoca um efeito "protetor" sobre o sistema cardiovascular. As pessoas que bebem quantidades "normais" de cerveja apresentam uma menor incidência de diabetes mellitus e hipertensão, e um índice de massa corporal inferior.
              Além disso, estas pessoas "manifestaram consumir uma maior quantidade de verduras, legumes, pescado, cereais e azeite de oliva, e realizar uma maior atividade física", indicou Estruch.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ate que enfim um vantagem para o nosso calorão aqui,rs

                                Um estudo da Universidade de Oregon nos EUA, mostrou que realizar treinamentos físicos em temperaturas elevadas aumenta em até 8% o desempenho dos atletas em relação aos treinos feitos em condições climáticas mais amenas. Coordenada pelo fisiologista Santiago Lorenzo, a pesquisa teve a participação de 20 ciclistas profissionais que foram submetidos a três testes de resistência e exaustão. Os 12 atletas que treinaram durante 10 dias em um ambiente controlado de 38°C tiveram um desempenho superior aos demais, que realizaram exercícios a temperaturas de 13ºC.

                                Os autores do estudo atribuiram a melhora na performance à aclimatação do organismo para dissipar o calor de forma mais eficiente e ao aumento do volume sanguíneo. Também foram encontradas evidências que existiam algumas alterações nas enzimas das células musculares. Lorenzo explicou que na prática esses resultados podem significar mais velocidade e distância percorrida. "Se olharmos para a corrida, veremos que a diferença entre o primeiro e o terceiro colocado é muito pequena. A melhoria de 8% pode fazer a diferença entre ganhar e não chegar ao pódio", disse o fisiologista.

Fonte: Revista O2 - Dezembro/2010(postado por http://www.endorfinados.com/)

domingo, 9 de janeiro de 2011

Corrida de Reis 2011

Temp: 28 a 30º
Tempo: 52:22
Classificação geral 712  Faixa etária 21

Apesar de não tem conseguido minha meta nesta ano que era fazer em 51', como sempre foi uma corrida muito gostosa mesmo com o calor e as subidas. Não adianta reclamar, agora so ano que vem.
Um coisa boa de se ver foi o numero crescente de participantes e do apoio da população durante o trajeto.
Este ano completaram a prova, entre grupo de elite, grupo geral masc e fem, deficientes visuais e cadeirante um total aproximado de 6.784 pessoas o que mostra o crescimento da prova. Ate 2012