quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Li este artigo e achei bem interessante, razão pela qual estou reproduzindo aqui.
                        
                          Exercício moderado aumenta o cérebro de idosos

                                           Turbinando a memória

Correr é muito bom, mas parece que caminhar é melhor ainda, quando se trata de pensar apenas na saúde.

Pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh mostra que exercícios moderados (caminhadas) podem melhorar a memória de idosos porque propiciam o aumento do tamanho do hipocampo, a parte do cérebro em que se localizam as lembranças. Melhor ainda: os exercícios conseguem reverter casos em que a pessoa já está experimentando atrofia naquela região --e consequente falha na memória.
                    "Em geral, acredita-se que, com a idade avança, a atrofia do hipocampo é quase inevitável", diz Kirk Erickson, professor de psicologia e o principal autor do trabalho. "Mas nossas pesquisas mostram que mesmo exercícios moderados, por um ano, podem aumentar o tamanho daquela estrutura. Ou seja: mesmo em idosos o cérebro ainda é modificável".
                    Os pesquisadores trabalharam com um grupo de pouco mais de 120 idosos (não achei as idades da turma, mas imagino que pessoas com mais de 60 anos) que não sofriam de demência. O grupo foi dividido em duas turmas: uma fazia caminhadas em uma pista por 40 minutos, três dias por semana, e a outra turma se limitou a exercícios de alongamento e tonificação da musculatura.
                   Todos foram submetidos a exames de ressonância magnética antes do início da pesquisa, seis meses depois do início e ao final do experimento, que durou um ano.
                    Os resultados são claros: os que fizeram exercício tiveram aumento volume do hipocampo, tanto do direito (1,97%) quanto do esquerdo (2,12%); os que ficaram no outro grupo tiveram redução daquela estrutura cerebral (1,43% e 1,4%, respectivamente).
                   Também foram realizados testes de memória. Novamente, o povo que fez as caminhadas demonstrou melhora da memória em relação ao desempenho anterior ao início da pesquisa. Os pesquisadores associam essa melhora da memória ao aumento observado no hipocampo.
                  Além dos exames de imagem e dos testes de memória, os pesquisadores examinaram vários biomarcadores relacionados com a saúde do cérebro; todos os resultados apontaram na mesma direção.
                 "Os resultados de nossa pesquisa mostram que, para idosos sedentários, mesmo pequenas quantidades de exercício podem levar a ganhos substanciais de memória e da saúde do cérebro", diz Art Kramer, diretor do Beckman Institute e também autor da pesquisa.
Bueno, tomara...
                 Só espero que daqui a pouco não venha outra pesquisa dizer que correr, ao contrário, faz diminuir o tamanho do cérebro e piorar a memória. Quero continuar lembrando de tudo --e por muito tempo.

Escrito por Rodolfo Lucena
http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/arch2011-02-01_2011-02-28.html#2011_02-03_15_58_08-11248503-0

Nenhum comentário: