quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RABDOMIÓLISE e Exercício Físico

Em vista do ocorrido na ultima Corrida de Reis aqui em Cuiabá, em que um jovem veio a falecer e pelo que tenho noticia o diagnostico foi Rabdomiólise, estou postando esta artigo e acho importante as pessoas lembrarem que atividade fisica é importante, porem devemos realiza la com cuidados e as vezes com orientação profissional , uma vez que alguma pessoas acham que podemos simplesmente sai por ai correndo e indo aumentando as distancias e na ansia de tentar baixar nossos tempos podemos ter consequencias importantes.

                Insuficiência hepática fulminante por intermação induzida por exercício
Mônica Beatriz Parolin; Júlio Cezar Uili Coelho; Gustavo Rodrigues Alves Castro; Alexandre Coutinho Teixeira de Freitas
Serviço de Transplante Hepático do Hospital Nossa Senhora das Graças, Curitiba, Paraná


Resumo: Internação induzida por exercício é uma condição potencialmente fatal causada pela elevação extrema da temperatura corporal central. Envolvimento hepático leve a moderado afeta todos os pacientes e manifesta-se pela elevação das enzimas hepáticas. A ocorrência de falência hepática no curso da internação por exercício é rara e tem prognóstico reservado. Relata-se um caso de insuficiência hepática fulminante em um homem de 36 anos após correr 8km em corrida de rua (corrida rústica) na cidade de Manaus (AM). O paciente desenvolveu insuficiência renal aguda, rabdomiólise e achados compatíveis com insuficiência hepática fulminante (elevação importante das aminotransferases, coagulopatia, letargia e episódios de confusão). As funções hepáticas e renais apresentaram melhora gradual e espontânea sem necessidade de diálise. Três meses após o paciente encontrava-se bem, com enzimas hepáticas normais e com retorno gradual à prática de esportes. Embora rara, a falência hepática aguda deve ser incluída nas complicações da intermação induzida por exercício, a qual pode ter resolução espontânea com medidas conservadoras.

Palavras-chave: insuficiência hepática aguda, hipertermia, lesão hepática, intermação induzida por exercício

Um comentário:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, boas postagens, n sou da área, mas exercício forçado e temperatura alta, são extremamente desgastantes, fico triste por um participante aí ter falecido, acho até que a culpa é um pouco da organização que quer ver maior número de atleta, sem ter qualidade ou cuidado com os iniciantes, sem preparo. Aqui em CG, na Volta das Nações tbm está ocorrendo isso, até sorteam um carro p quem caminhar ou correr, apenas para ver a multidão. Na minha opinião com o crescimento do esporte, deveriam permitir aos iniciantes a prova de 5 km, e um critério para subir para 10 km ou meia. Maratona nem se fala. Eu mesmo, pensava em três anos de corrida fazer uma maratona, hoje com 1a4meses, acho que apenas com uns cinco anos vou fazê-la. Isso, depois de ler que ao correr uma maratona nosso coração incha e demora próximo a três meses para voltar ao normal. Prefiro correr várias meias a ter que esperar parado o coração se estabilizar. Valeu, abraços, bons treinos.