segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Para correr mais rapido

Vi este artigo publicado no blog e um amigo corredor(http://maratonany.blogspot.com/2010/12/marcando-o-passo-correndo-com-metronomo.html) e acabei copiando e utilizando aqui no meu blog tambem. Achei o artigo interessante, leiam e reflitam.
2010

                                          Marcando o passo: correndo com metronomo.
Qual é a melhor maneira de se aumentar a velocidade durante a corrida: aumentar o tamanho da passada ou aumentar o número de passadas por minuto? Esse estudo já foi feito e se constatou que a maioria dos corredores de elite correm em um número aproximado de passadas por minuto, em torno de 180 passos/minuto. Sendo assim, não há como aumentar muito a velocidade se tentarmos aumentar o número de passadas (exceto se você estiver correndo bem abaixo dessa média ideal). O melhor seria então aumentar o tamanho da passada. Mas para otimizar a velocidade temos que treinar correr com uma frequência de passada próxima de 180/minuto. Uma das sugestões é usar um metrônomo, aquele aparelhinho usado em aulas de música para marcar o compasso. Nele podemos programar o tempo de batidas. Sei que fica bem estranho correr com um aparelhinho destes, mas nós corredores somos estranhos mesmo e fazemos de tudo para melhorar nossa performance. Há um modelo que é como um clip que pode ser colocado na cintura durante a corrida. A outra possibilidade para aquele que correm com Ipod é gravar o ritmo em mp3 e utilizá-lo durante o treino. Uma vez que você consiga correr em um ritmo fixo de passadas (pode começar vendo qual é o seu ritmo normal e ir aumentando até o máximo de 180passadas/minuto), você irá manejar o tamanho da passada, de modo que se você quiser correr em um ritmo mais lento, mantenha o número de passadas e deixe o tronco mais verticalizado. Isso diminuirá naturalmente o tamanho da passada. Se quiser correr mais rápido, vá inclinando o tronco para frente (dobrando não na cintura, mas sim no tornozelo), Isso fará que você, inconscientemente, aumente o tamanho das passadas e, consequentemente, a velocidade.

Para uma boa leitura sobre esse tema, veja o livro "Chi-running" de Danny Dreyer.

Um comentário:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, tudo certo. Boa postagem. já li que aumentar a passada em distância n é recomendado, porque faz aumentar mto o impacto das pisadas. sabia que é melhor aumentar o n. de passadas por minuto, mas n sabia q existia um n. ideal de se chegar, marcarei p ver qto faço. Valeu, até daqui uns dias.