segunda-feira, 6 de junho de 2011

Morte devido ao calor na Meia Maratona de Chigaco

Meia maratona quente deixa um morto em Chicago reporter, escritor e corredos Rodolfo Lucena. E nossos organizadores de eventos aqui em Cuiaba ainda não se preocupam com os problemas que podem acontecer.


  Um homem morreu e dez pessoas tiveram de ser hospitalizadas com problemas provavelmente causados pelo calor depois que uma meia maratona foi interrompida, no sábado, em Chicago, por causa da alta temperatura e umidade elevada.
Apesar das condições climáticas, os organizadores da corrida resolveram manter o evento, que largou às 7h13 sob “bandeira amarela”, um alerta aos corredores para que tomassem mais cuidados.
Não foi suficiente para Zachary Gregory, de apenas 22 anos, que não resistiu á combinação de esforço físico intenso e clima superadverso.
Às 8h51, os organizadores mudaram o estado da prova para bandeira vermelha, advertindo que a temperatura já estava em níveis perigosos e que, se quisessem continuar na prova, deveriam seguir mais devagar. Mesmo assim, já não haveria contagem oficial de tempo. A bandeira preta, suspendendo a prova, veio 25 minutos depois: os corredores eram aconselhados a apenas caminhar ou pegar ônibus até a chegada.
A julgar pelos relatos que vi na internet, os organizadores tomaram várias precauções, desde avisos sobre as condições climáticas enviadas por e-mail dias antes da prova até aumento do número de estações de hidratação.
Isso lembra o desastre que foi a maratona de Chicago de 2007, que também registrou uma morte por causa do calor inesperado. Naquela ocasião, cerca de 300 pessoas foram atendidas pelo pessoal médico e em hospitais da cidade.

Escrito por Rodolfo Lucena às 11h49

Nenhum comentário: