quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Frequência cardíaca de recuperação (Heart Rate Recovery)

Vi este texto no blog vida corrida(http://www.blogger.com/blogger.g?blogID=5459048416873527540#editor/target=post;postID=365310869790688239) e achei bem interessante. Ele é medico e maratonista e sempre apresenta temas interessantes.

Quem fez recentemente a atualização do software do Garmin Forerunner já está utilizando uma nova ferramenta que foi introduzida: a frequência cardíaca de recuperação ou heart rate recovery. Quando terminamos de fazer determinado exercícios, nos primeiros 30 segundos o organismo ativa o sistema nervoso parassimpático, mais especificamente, o nervo vago que fará a desaceleração da frequência cardíaca. Alguns estudos têm mostrado que a diminuição desta frequência nos primeiros 2 minutos consegue predizer a presença de doença cardíovascular. Ou seja, indivíduos que têm uma diminuição menor que 22 batimentos cardíacos 2 minutos após parar exercícios apresentam uma maior chance de ter doença cardíaca. Essa diminuição é variável de acordo com a idade.

A interpretação, comparando a idade real e a idade cronológica, poderia ser a seguinte:

- diminuição < 22bpm: sua idade real é mais velha que sua idade cronológica;

- 22 a 52 bpm: sua idade real é a mesma de sua idade cronológica;

- 53 a 58 bpm: sua idade real é mais jovem que sua idade cronológica;

- 59 a 65 bpm: sua idade real é moderadamente mais jovem que a idade cronológica.

- 66 ou mais: sua idade real é muito mais jovem que sua idade cronológica.

Se você está com uma condição física razoável, deveria diminuir, pelo menos, 25 bpm ou mais.
Se a diminuição é menor que 15bpm, eu sugeriria que você não continuasse a se exercitar até que tenha feito um check up com seu médico.

É bastante interessante usar este dado e tenho, inclusive, colocado um campo nas minhas planilhas para acompanhar de acordo com o tipo de treino. Uma vez que você atualize o software, assim que terminar o treino, automaticamente, passados os dois minutos, aparecerá na tela uma janela com o número de batimentos recuperados e a frequência cardíaca daquele momento. Anote de acordo com o tipo de treino que esteja fazendo para poder fazer comparações futuras. Hoje, por exemplo, tive um treino regenerativo, recuperei 48bpm. Caso você não tenha um Forerunner 610 (não sei se a atualização dos demais modelos também vai trazer esta opção), veja sua frequência cardíaca assim que terminar o treino, marque dois minutos e veja novamente como está, subtraindo a segunda da primeira.

Keep running!

2 comentários:

RODRIGO AUGUSTO disse...

E aí Dalton, parabéns pela postagem. A minha frequencia cai bastante tbm, bom sinal, atualmente faço bike (nos treinos regenerativo) e acompanho a pulsação entre 100 e 110, qdo paro, logo ela cai p 66 - 70.

Venho parabenizá-lo pela quarta colocação no campeonato do MT FIt Run. mto legal.

Dalton Ferreira disse...

Obrigado Rodrigo, parece que a corrida noturna este ano se nao tiver mais nenhum problema, será no dia 10/12.
Parece que semana que vem começam as inscriçoes para a Corrida de Reis, que sera dia dia 8/01.

Um abraço e bons treinos